quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Pré-sal será o tema da Nico Lopes
Nesta terça, dia 29 de setembro, em reunião do CCA (Conselho dos Centros Acadêmicos, foi votado aprovado pela maioria dos CA's presentes, o tema "O Pré-sal é nosso!", como tema da Nico Lopes deste ano.
Nos anos 50, os estudantes, liderados pela UNE, foram às ruas para defender a concessão para exploração de petróleo no Brasil, junto com outros movimentos nacionalistas, a “Campanha do Petróleo é nosso”, resultou vitoriosa, com a criação da Petrobras.
Seis décadas depois o Brasil encontra reservas de petróleo gigantescas que podem colocar o país como um dos maiores produtores mundiais. Assim como aconteceu durante a campanha do “Petróleo é nosso”, o Brasil se dividiu em dois campos: os que defendem uma política nacional com desenvolvimento de tecnologia própria para exploração do petróleo e aqueles que dizem que o Brasil não possui a tecnologia e não terá condições de realizar a exploração sem ajuda externa.
Temos uma série de bons motivos: Primeiro, porque defendemos 50% dos lucros do Pré-sal em EDUCAÇÃO. Segundo, porque queremos incorporar os estudantes neste debate que contagia todo o país sobre os potenciais e as limitações da exploração de petróleo na camada do Pré-sal. Terceiro, é que se hoje temos uma empresa do porte da Petrobrás deve-se ao fato de que o movimento estudantil soube liderar a campanha “O Petróleo é nosso”, denunciando aqueles que, tal como hoje, achavam que o Brasil deveria ceder a exploração para os estrangeiros.
Defendemos também que os recursos gerados pelo pré-sal sejam destinados a um Fundo Social com investimentos em Cultura, Educação, Meio Ambiente, Tecnologia e Combate à Pobreza, pois países pobres que descobriram muito petróleo, mas não resolveram bem essa questão continuaram pobres. O pré-sal é um passaporte para o futuro, sua principal destinação deve ser a educação das próximas gerações, a cultura, o meio ambiente, o combate a pobreza e o crescimento científico e tecnológico.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário